Como vencer os desafios de tecnologia em 2026?

Sabemos o quanto foi desafiador esse ano para quem gerencia a área de tecnologia ou o time de desenvolvimento, em meio a tantas buzzwords, elevadas expectativas do mercado, clientes e até do board quanto à implementação de IA e automações.

Aliado a todas essas exigências, nosso papel como gestores vai além de atender ao negócio ou mostrar que estamos implantando o que há de mais moderno. Nossa missão é trazer qualidade, segurança, conformidade, performance e resultados reais em todos os contextos de uso.

Parece simples, para quem usa o ChatGPT, esperar que todo software traga insights certeiros, mas, no mundo real, precisamos replicar isso com um legado, integrando diferentes fontes de informação e ainda garantindo uma boa experiência de uso. Quando falamos de larga escala, o desafio fica ainda mais complexo.

Utilizando referências como Gartner e McKinsey, e com apoio de IA na busca, trouxe pontos que devem ser observados com atenção para o melhor uso de IA em 2026, considerando cenários de larga escala:

1 – Riscos de uso inadequado

· Vazamento de dados sensíveis
· Dependência de modelos externos sem controle
· Alucinações e respostas incorretas
· Falta de rastreabilidade
· Incompatibilidade com regulações (LGPD, GDPR etc.)

Nesses últimos cinco anos, falamos sobre dados como não havíamos falado nos últimos cinquenta anos. Agora, com o uso massificado de IA, a tendência é que dados sensíveis sejam cada vez mais expostos e até mesmo utilizados com finalidades oportunistas. Portanto, definir o que é da empresa e o que é pessoal torna-se imprescindível quando falamos de ferramentas abertas que podem comprometer o segredo de negócio de uma organização.

2 – O desafio da governança

Empresas precisam estabelecer políticas de uso responsável da IA. Isso inclui:

· controles de acesso;
· definição de quais dados podem ser utilizados;
· monitoramento de modelos;
· explicabilidade e transparência;
· compliance regulatório.

Já definiu um manual de uso de IA dentro da sua empresa ou até mesmo dentro da sua área?

Para que possamos utilizar a tecnologia sem medo e permitir maior aderência, precisamos garantir que as pessoas estejam acostumadas a resolver questões simples utilizando IA. Para isso, é necessário entender quais informações podem ser compartilhadas, qual ambiente está sendo considerado e quais são os limites entre atividades pessoais e profissionais.

3 – IA como aceleradora da produtividade

Quando adotada com responsabilidade, a IA entrega benefícios reais:

· aceleração do desenvolvimento;
· automação de testes;
· redução de erros;
· suporte à tomada de decisão;
· otimização de processos internos.

Principais Benefícios

Falar dos benefícios do uso de IA no desenvolvimento de software é chover no oceano, mas, olhando no detalhe de cada pipeline, cada área de suporte e até mesmo QA, você já fez um ROI para implementar agentes na esteira de desenvolvimento? Migrar do teste manual para automação? Já observou quantos chamados poderiam ser evitados no suporte?

O relatório “Principais Tendências Tecnológicas Estratégicas” de 2025 destaca como tendência central a “IA nativa/engenharia de software nativa de IA”. Isso indica que a adoção de IA no ciclo completo de desenvolvimento de software não é uma visão de futuro distante, mas uma prioridade estratégica imediata. (Gartner)

Como Implantar

A implementação de IA não está diretamente relacionada à diminuição da força de trabalho, mas ao uso consciente dos recursos e à melhor distribuição das atividades que geram mais valor. Alocar seus melhores desenvolvedores para criar, seus melhores analistas para pensar soluções junto às áreas de negócio e permitir que tarefas operacionais sejam automatizadas é um excelente caminho para começar.

Definir como os processos vão aderir à tecnologia e mapear os riscos envolvidos, como retrabalho e falta de adesão, são etapas essenciais na concepção de qualquer projeto ou contratação envolvendo IA.

Em um artigo recente (“Unlocking the value of AI in software development”, 2025), a McKinsey avaliou um survey com cerca de 300 empresas de capital aberto e mostrou que as organizações que mais obtêm valor com IA não são as que apenas adotaram a tecnologia, mas aquelas que reformularam processos, papéis e a forma de trabalhar. (McKinsey & Company)

Desafios para 2026

2026 está chegando, e as expectativas são muitas: diversas iniciativas, melhorias e maior consciência no uso dos recursos. Estar conectado com as marcas certas faz toda a diferença. É uma decisão que pode separar uma iniciativa de sucesso de uma experiência frustrante e custosa.

Minha sugestão é avaliar cuidadosamente, verificar os cases e contar com parceiros experientes, capazes de reduzir os riscos da jornada.

Tenha um lindo e iluminado final de ano, e que 2026 seja repleto de bons momentos, boas experiências e boas histórias para contar!

Escrito por: Otávio Trindade | Executivos de Contas – Pulsati

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
LinkedIn