Unificação de Bases Tasy: Hospital Santa Catarina e Unimed Blumenau Contam com a Pulsati

Pulsati, empresa de tecnologia especializada em soluções para saúde, concluiu com sucesso a unificação das bases de dados do sistema Tasy do Hospital Santa Catarina de Blumenau e da Unimed Blumenau.

Este foi um dos maiores projetos de unificação de prontuários de pacientes, bem como demais dados de sistemas hospitalares já realizados no Brasil, garantindo consistência de dados, padronização de parâmetros e integração de processos entre duas instituições críticas, sem comprometer a operação assistencial.

 

O Desafio da Integração de Sistemas de Saúde

Hospitais e operadoras que utilizam o Tasy frequentemente enfrentam desafios quando precisam unificar bases de dados. Cada instituição possui peculiaridades nos cadastros, parâmetros de funções e movimentações de estoque, tornando o processo complexo e arriscado.

O Hospital Santa Catarina de Blumenau conta com uma área construída de mais de 21 mil metros quadrados. Conta com Pronto Atendimento adulto e infantil, centro de diagnóstico de imagens, 6 salas cirúrgicas  e 152 leitos de internação, entre eles, 20 leitos de CTI Adulto, 10 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica (UTI-NEOPED) e usa o sistema Tasy desde 1997. A Unimed Blumenau é uma cooperativa médica com operadora de plano de saúde e diversos recursos próprios, como laboratório, centro de diagnóstico, hospital dia e 130mil vidas, atuando com o Tasy desde 2009.

Considerando a riqueza e o volume de dados administrativos e principalmente dos pacientes que estavam nas duas bases de dados, a meta era clara: realizar a unificação dos dados sistemas sem perda de dados e com o mínimo de indisponibilidade possível e foi nesse ponto que a expertise da Pulsati fez a diferença.

 

Soluções Técnicas Aplicadas pela Pulsati

A equipe da Pulsati desenvolveu soluções específicas para garantir o sucesso da migração de dados em saúde. Entre as entregas realizadas, destacam-se:

  • Desenvolvimento de Procedures para integração de sistemas.
  • Integração de cadastros em geral (pacientes, prontuários, fornecedores, profissionais de saúde).
  • Migração de movimentações de estoque, assegurando rastreabilidade e controle.
  • Unificação de parâmetros de função do Tasy.
  • Criação de tabelas “de-para” (Pessoas Físicas, Pessoas Jurídicas, Usuários e outros).


O projeto foi de 10 meses de trabalho, com mais de 201 funções avaliadas e durante a virada o sistema ficou apenas 2 horas offline — um tempo extremamente reduzido considerando a complexidade da operação. Além disso, não foi necessário rollback, evidenciando a precisão técnica da execução.

 

Virada ao Sistema Tasy HTML5

A Pulsati também assegurou a continuidade operacional após a unificação. Um time dedicado ficou alocado, garantindo monitoramento contínuo e suporte imediato durante todo o período a qualquer necessidade. Garantindo a coordenação de nosso time para entrega, o Head de Operações Tiago Mereu, conta mais como foi o processo:

– Planejamento desenvolvimento junto ao cliente para a virada conforme necessidades, prioridades e estratégias.

– Alocação de um time com fortes recursos e conhecimentos técnicos, aos processos e fluxos da Unimed Blumenau por 15 dias durante o go-livegarantindo monitoramento contínuo e suporte imediato a qualquer necessidade e a todos os setores 24 horas por dia para o momento da virada.

– Execução de parametrizações, adequações e homologações necessários no Tasy durante o go-live, com o Gerente de Projeto Rafael Cavallieri e equipe de consultores.

– Implantação de melhorias nos módulos previamente implantados, considerando as melhores prática de cada instituição, principalmente no módulo de oncologia.

 

Depoimento da Unimed Blumenau

Segundo Eduardo Cestari, Product Owner da Unimed Blumenau:

“A Pulsati foi peça fundamental para a virada do sistema. Este foi um dos maiores projetos em que já atuei, e o hospital não teria condições de atender plenamente todos os setores críticos sem o suporte da Pulsati.”

Reforçando a relevância do projeto e a confiança de grandes instituições na atuação da Pulsati, João Paulo Kemper (Coordenador de Sistemas e Negócios), complementa:

‘Sem dúvida este foi um grande projeto, e a união das equipes foi essencial para o sucesso alcançado. Hoje completamos algumas semanas desde a virada e, felizmente, temos colhido apenas resultados positivos dessa importante conquista.”

 

Migração Segura e Sem Interrupções

Projetos de unificação de bases Tasy e integração de sistemas hospitalares exigem experiência, planejamento e conhecimento profundo do setor da saúde. A Pulsati demonstrou, mais uma vez,
sua capacidade de conduzir processos críticos com segurança, eficiência e disponibilidade contínua.

Se sua instituição precisa realizar um projeto de migração de dados em saúde ou de integração de sistemas hospitalares, conte com a Pulsati. Entre em contato e agende uma conversa com nosso time de especialistas.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
LinkedIn