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7 Motivos para Implantar um Sistema Integrado de Gestão Hospitalar

Um sistema integrado de gestão hospitalar auxilia as empresas a atingirem seus objetivos e planejamentos e a obterem melhores e mais assertivas estratégias, além de promover a otimização de tempo e organização. Para a área da saúde, esses são elementos mais do que necessários, pelo fato de ter de lidar recorrentemente com urgências que devem ser tratadas imediatamente.

Esses sistemas suprem as necessidades de organização de estoque, relatórios e fluxo de entrada e saída dos mais diversos itens para que tudo seja monitorado e registrado, minimizando problemas que podem levar o ambiente hospitalar a contratempos com os atendimentos e diagnósticos dos pacientes.

Habilitar um Enterprise Resource Planning (ERP) é essencial na área da saúde, pois ele reduz os custos e traz um efetivo controle sobre todas as informações que a empresa necessita para manter tudo funcionando da maneira correta.

Com a quantidade de dados gerada e transmitida todos os dias, é quase impossível trabalhar com sistemas desconexos, ainda mais se sua empresa utilizar o controle diário por meio de planilhas, gerando muito retrabalho e risco de informações preenchidas incorretamente ou distorcidas.

Com a automação dos processos e a integração dos sistemas, é possível fazer com que exista controle e monitoramento de cada um dos fluxos e procedimentos que serão realizados no dia a dia e, dessa forma, reduzir o tempo e a quantidade de gastos, além de otimizar o serviço de compras e o retrabalho.

Veja a seguir algumas vantagens do sistema integrado de gestão hospitalar que separamos:

Agiliza o acesso às informações e reduz o erro humano

Esse tipo de software torna a busca por informações específicas e que podem vir de qualquer setor de forma mais rápida, pois, em decorrência da interligação, sempre que alguém desejar buscar o que foi feito ou utilizado, irá encontrar a informação de forma fácil e padronizada.

Com poucos cliques, é possível verificar qualquer dado desejado e, assim, melhorar o tempo de cuidado do paciente ao invés de procurar resultados em pilhas de papel ou informações soltas no computador.

Com o uso dos ERP, as falhas comuns de interpretação em prescrições médicas por causa da famosa “letra de médico” deixam de acontecer, pois tudo agora é realizado dentro do software, de forma digital e registrada para cada paciente em forma de prontuário eletrônico. Com isso, erros de medicação ou dificuldades nas solicitações deixam de existir.

Controle de gastos e de estoque

Com um maior controle, sua empresa poderá verificar, em tempo real, o que está saindo e entrando em seu estoque, além de observar o que está sendo utilizado, melhorando a gestão e programando com mais precisão de quanto em quanto tempo é necessária a reposição de cada medicamento e como eles são utilizados.

Além disso, é possível verificar o tamanho do pedido que será realizado. Por exemplo, se sua empresa solicitou 20 unidades de um medicamento em uma única vez e percebeu que o produto durou cerca de quatro meses, é possível solicitar 5 unidades por mês, evitando grandes gastos dentro de apenas um mês.

Elaboração de resultados e segurança no armazenamento de dados

Chega de fichas voando para todo os lados e grandes arquivos que aumentam o nível de poeira no ar. De forma digital, é possível armazenar todas as informações e ainda classificá-las por data, hora e funcionário que realizou o acesso e inseriu dados no sistema.

Além disso, é possível avaliar a evolução do atendimento e as variações de horário de pico, gerindo também a equipe de funcionários e os pontos de maior atendimento em sua empresa.

Aumenta a facilidade do atendimento e consolida um banco de dados eletrônico

A dinâmica do atendimento melhora quando você não precisa se preocupar com grandes papeladas para preencher ou ir até um arquivo para achar um prontuário do paciente, tudo estará ao seu alcance de forma rápida e assim aumentando a atenção no indivíduo do atendimento.

Com isso, você terá um grande banco de dados com informações sobre quem foi atendido e todo seu histórico, mapeando possibilidades de mudanças de rotina ou de correções do que cada um dos funcionários realiza em determinados momentos.

Facilidade no uso e organização

A satisfação é o melhor retorno que podemos ter quando realizamos o atendimento. Com a facilidade do manuseio do ERP, é possível dedicar toda a atenção ao paciente, podendo trazer toda a sua evolução ou histórico de problemas que possam ter ocorrido nos últimos meses, de modo a indicar diagnósticos corretos e orientar o melhor tratamento.

Outro ponto fundamental é que mesmo que as equipes de atendimento sejam divididas por ala ou horários, a padronização fará com que os funcionários trabalhem da mesma forma, evitando informações desencontradas ou diagnósticos diferentes.

Aumento da produtividade

Com maior atenção aos pacientes, o aumento da produtividade da sua equipe de atendimento aumentará, visto que o tempo entre um paciente e outro e a busca de informações e seu registro serão cada vez mais rápidos.

Dessa forma, você poderá evitar filas e/ou atrasos em diagnósticos urgentes, que necessitam de mais cuidados. Os prontuários ficarão disponíveis também para a visualização a todo instante e com fácil e rápido acesso.

Satisfação dos pacientes e agilidade para marcar consultas e exames

Com esse sistema, também é possível tornar mais fácil a vida do paciente no que concerne ao hospital, pois ele poderá agendar consultas, marcar exames e receber os resultados de forma totalmente on-line, sem precisar se deslocar ou ficar horas aguardando o atendimento.
Com isso, a satisfação da relação entre paciente e equipe médica aumenta, trazendo maior confiabilidade e minimizando problemas durante o período de trabalho.

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