Soluções tecnológicas
muller-no-himss20

A Müller Acompanhará a HIMSS 2020

Este ano, a Müller estará presente na HIMSS 2020, que acontecerá do dia 9 ao dia 13 de março, em Orlando, na Flórida.

Nossa Head Comercial, Daniele Cavalheiro, nosso Head de Projetos, Fabio João Serpa e nosso CEO, Carlos Müller, acompanharão o encontro e as palestras do evento, que é mundialmente conhecido nas áreas da saúde e da gestão hospitalar, adquirindo o conhecimento transmitido durante todas as palestras e atividades da HIMSS 2020.

Até 1997, 70% dos hospitais norte-americanos com mais de 100 leitos já possuíam ou estavam implantando o sistema de prontuário eletrônico do paciente, conhecido como PEP, que facilita a comunicação dentro dos hospitais, evitando a burocracia, tornando o atendimento mais rápido e minimizando erros que podem acontecer, por meio da comunicação interligada.

Porém, no Brasil, até 2012, apenas 5% dos hospitais com a mesma estrutura tinham ou estavam implantando o mesmo sistema. Ele é um diferencial competitivo para quem busca atender melhor e ter a melhor gestão de tudo o que acontece em seu ambiente hospitalar.

Assim, a busca por melhoria e qualidade no atendimento por conta do PEP fez com que a Health Information and Management Systems Society (HIMSS) tomasse reconhecimento mundial e a adoção do Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) fosse uma prioridade para os gestores em todo o mundo.

Entendendo a HIMSS 2020

A HIMSS é uma associação internacional que possui enorme prestígio na área da saúde em todo o mundo. Foi fundada em 1960, em Chicago, e hoje atua em diversos locais do planeta.

Uma de suas principais atividades é a HIMSS Conference 2020, que desenvolve e certifica profissionais de TI na área da saúde, além de realizar o EMRAM, ou modelo de adoção do registro médico eletrônico, que deve ser seguido por todas as instituições da área da saúde para que se creditem e recebam a alcunha de “excelência” no desenvolvimento tecnológico hospitalar.

Essa iniciativa tem como função incentivar e estimular o uso da Tecnologia da Informação no setor de saúde, a fim de melhorar o atendimento e elevar a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais.

Cabe ressaltar que hoje poucas instituições brasileiras possuem todas as certificações dos estágios elaborados pela associação.

Entendendo o EMRAM

Mais de 8 mil hospitais em todo o mundo já foram avaliados pela HIMSS. Apenas na Europa, mais de 1500 instituições possuem a contemplação dos níveis mais elevados do EMRAM, e só dois hospitais no maior nível já alcançado.

O EMRAM divide cada uma de suas etapas em estágios: quanto maior o nível alcançado, mais avançado é o nível de maturidade digital, que vai de 0 a 7 dentro da escala proposta pela HIMSS. Para se ter uma ideia, apenas dois hospitais possuem o nível 6 de qualificação dentro do EMRAM no Brasil e nenhum, até hoje, atingiu o nível 7.

Estágios

Estágio 0: Não há competência tecnológica na instituição: Não há LIS (sistema para laboratórios), RIS (radiologia) tampouco PHIS (farmácia).

Estágio 1: Já existe LIS, RIS e PHIS e/ou resultados de exames disponíveis na internet disponibilizados por prestadores de serviços externos (terceirizados).

Estágio 2: repositório de dados clínicos (CDR) instalado e centralizado dentro da instituição hospitalar. O vocabulário médico controlado (CMV) pode já estar integrado, porém é um sistema de apoio ainda rudimentar, voltado a informações básicas e conferência de interações. Existe pouca capacidade do deslocamento de informações para a clínica-assistencial.

Estágio 3: A documentação de enfermagem já está presente no prontuário eletrônico (PEP). Já há a implementação do sistema de suporte à decisão clínica (CDSS) para verificação de erros durante a prescrição e pedidos de exames. O PACS já está disponível fora da radiologia.

Estágio 4: O sistema de prescrição e de pedidos de exames médicos já está instalado em pelo menos uma das áreas assistenciais. O sistema de apoio à tomada de decisão baseado em protocolos clínicos também já está disponível.

Estágio 5: O PACS completo já está disponível e com a substituição dos filmes radiográficos em favor da flexibilidade. Isso garante a extrema qualidade das imagens digitais.

Essa é a etapa que merece maiores investimentos, pois, a partir desse tipo de sistema, o hospital garantirá melhorias significativas no fluxo de trabalho da instituição, melhorando o atendimento e a qualidade do que é feito pelos funcionários.

Estágio 6: Neste estágio, já existe o sistema completo de suporte à decisão dentro de um circuito fechado de gerenciamento de medicação. Além disso, existe a possibilidade de tratar os dados clínicos por meio de análises estatísticas, que permitem adicionar métricas ao serviço realizado.

Estágio 7: O PEP já está totalmente completo, com a integração máxima em todos os departamentos do hospital.

O Data Warehousing abastece diversos relatórios complexos, possuindo resultados clínico-assistenciais desenvolvidos por soluções em Business Intelligence (BI).

Avaliação e a Importância do HIMSS

As inovações tecnológicas vêm para a área da saúde em busca de grandes e claras melhorias no atendimento e no desenvolvimento das atividades que a instituição pode oferecer aos pacientes, aumentando assim a precisão dos diagnósticos e a eficiência dos tratamentos aplicados a cada indivíduo.

A HIMSS busca avaliar e incentivar a implantação desses sistemas de inteligência integrada para que todos os hospitais possam trazer melhores condições para todos os pacientes atendidos, aumentando a excelência da área da saúde.

A avaliação aplicada pela associação é dividida em três fases: na primeira, o hospital deverá responder um questionário subjetivo, descrevendo todos os processos e estruturas já existentes e as respostas serão processadas de forma eletrônica, para indicar o possível estágio em que o hospital já se encontra.

A segunda fase é feita após a classificação dentro dos 6 primeiros estágios já consolidados pela HIMSS e é definida após isso por duas avaliações, o preenchimento de um novo questionário, mais aprofundado e com cerca de 60 questões, que será avaliado pela equipe especializada da HIMSS Analytics e uma web conferência junto aos representantes do hospital.

Se confirmada uma proximidade aos estágios 6 e 7, a equipe da HIMSS irá realizar uma visita in loco à instituição. Os auditores percorrerão todo o ambiente, conversando com médicos, pacientes, enfermeiros, recepcionistas e outros funcionários para só assim definir finalmente o estágio exato em que o hospital será alocado.

Siga-nos para mais novidades

Soluções tecnológicas
fale com um dos nossos consultores

Falar com um especialista nunca foi tão fácil. Basta preencher o formulário abaixo e clicar em enviar, que um dos nossos especialistas lhe retornará em menos de 24h.

Ou, também pode nos contatar por